Páginas

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Clara do Ovo – Proteínas – Massa Muscular – Dietas

Indice:

Clara do Ovo é Proteína

Clara do ovo ou albúmen é a parte transparente da célula de ovo, que circunda a gema e é formada predominantemente por água e pela proteína albumina. Quando muda de cor e perde sua solubilidade, é porque a albumina sofreu desnaturação.
Benefícios dos ovos e da clara de ovo
Os ovos são ótima fonte de proteínas e fornecem vitaminas E, B, ferro e outros minerais. É sabido que ovos contêm muito colesterol, em torno de 200 mg, enquanto o recomendado é ingestão de até 300 mg de colesterol por dia. Entretanto, toda a gordura do ovo está na gema. Três claras de ovos fornecem em torno de 55 calorias. Apesar de todos esses aspectos positivos dos ovos, o recomendado é que a pessoa tenha uma dieta variada sem se restringir a um único tipo de alimento.

Clara do Ovo e Ganho de Massa Muscular

Após ter praticado musculação, prepare uma super omelete usando apenas claras de ovo. “Após o exercício, o corpo precisa reabastecer as reservas energéticas dos músculos com o consumo de carboidratos e também necessita de fontes de proteína para a construção e recuperação das fibras musculares”, afirma a nutricionista Danielli Botture, da RG Nutri, em São Paulo.
Turbine a receita com alimentos pouco calóricos e bastante nutritivos, como tomate, queijo branco, ervilha, milho e cenoura ralada e tempere com ervas. Esqueça bacon, calabresa e queijos amarelos. Eles possuem muita gordura. Experimente a receita sugerida pela nutricionista

Omelete com gergelim

Ingredientes :
  • 1 filé de frango
  • 1 colher (chá) de shoyu
  • Claras
  • 1 colher (café) de gengibre ralado
  • 2 colheres (chá) de sementes de gergelim tostadas
  • 1 ramo de cebolinha
  • 4 talos de agrião
  • 1 colher (sobremesa) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de óleo de soja
Modo de Preparo
Corte o frango em tiras finas e tempere com shoyu. Bata as claras e acrescente a farinha e o frango. Adicione o gengibre, espremido num guardanapo limpo, e a cebolinha picada. Esquente o óleo na frigideira e derrame as claras. Cozinhe por mais ou menos 3 minutos. Para verificar o ponto, levante uma ponta da omelete. Se ela estiver dourada, vire de lado. Enquanto o outro lado doura, salpique o gergelim. Enrole e corte em 2 porções. Sirva com o agrião.
Rendimento: 2 porções (cada porção tem 268 calorias)

Tabela Nutricional

Clara de Ovo
Quantidade 1 clara
Água (%) 88
Calorias 15
Proteína (g) 3
Gordura (g) traços
Ácido Graxo Saturado (g) 0
Ácido Graxo Monoinsaturado (g) 0
Ácido Graxo Poliinsaturado (g) 0
Colesterol (mg) 0
Carboidrato (g) traços
Cálcio (mg) 4
Fósforo (mg) 4
Ferro (mg) traços
Potássio (mg) 45
Sódio (mg) 50
Vitamina A (UI) 0
Vitamina A (Retinol Equivalente) 0
Tiamina (mg) traços
Riboflavina (mg) 0,09
Niacina (mg) traços
Ácido Ascórbico (mg) 0

Dieta da Clara do Ovo

Esta nova dieta não é uma daquelas que começa como boato ou vira a dieta da moda, ela foi desenvolvida por um grupo de pesquisadores da Universidade Wane State University, nos Estados Unidos da America. Com seus estudos eles conseguiram comprovar que consumir ovo no café da manhã deixa a pessoa com menos fome durante todo o dia, permitindo assim uma redução ou controle do peso, visto que tendo menos fome você consumirá menos calorias ao longo do dia.
Os nutricionistas dizem que o ovo é uma fonte completa de nutrientes. A gema possui as gorduras boas que são necessárias a nosso organismo (monoinsaturada e ômega 3). Estas gorduras chamadas boas ajudam a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, diminuindo e muito efeitos da insaciedade. Na clara do ovo você encontra leucina, que é um aminoácido que evita a perda de massa magra.
Ou seja, consumindo ovos regularmente, você consegue controlar a fome consumindo um alimento rico em nutrientes.

Alimentos com Vitaminas A, B, C, D, E, K

Alimentos com vitamina A

Vitamina A é encontrada naturalmente em muitos alimentos, principalmente frutas, vegetais e fígado.
Frutas que contém vitamina A em boas quantidades – melão, damasco, papaia, manga.
Vegetais ricos em vitamina A – cenoura, brócolis, batata doce, couve, espinafre, abóbora, ervilha, beterraba.
Outras fontes de vitamina A – Fígado (maior fonte), manteiga, ovos.

Alimentos com vitaminas B

As vitaminas B (como B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12) vêm de numerosas fontes naturais como: batatas, bananas, lentilhas, pimenta, óleo de fígado, peru e atum. Levedo e melado são duas fontes especialmente boas de vitaminas B. Devido às suas quantidades de levedo, as cervejas são boa fonte de vitaminas B. As bebidas energéticas muitas vezes têm adição de vitaminas B.

Alimentos com vitamina C

As fontes naturais mais ricas de vitamina C são frutas e vegetais. Vitamina C também está presente em alguns cortes de carne, especialmente o fígado. Algumas frutas e vegetais ricos em vitamina C incluem: acerola, kiwi, pimentão, pimenta malagueta, brócolis e frutas cítricas.

Alimentos com vitamina D

A vitamina D é produzida na pele exposta ao sol. Em lugares nos quais há pouca exposição solar, é importante incluir na dietas alimentos com vitamina D, o quais incluem: óleo de peixe, peixes gordurosos (salmão, sardinha, bagre, cavalinha, atum), cogumelos e ovo.

Alimentos com vitamina E

A vitamina E é obtida pelas plantas através da luz solar. Boas fontes de vitamina E são sementes de girassol, nozes, amendoim e germe de trigo.

Alimentos com vitamina K

A vitamina K é encontrada em vegetais (como espinafre, alface, repolho, soja e brócolis), farelo de trigo, carnes, cereais, frutas (com abacate, kiwi e banana), laticínios, e ovos.